Qual É A Diferença Entre Internato, Residência E Especialização? Blog Mackenzie

· 3 min read
Qual É A Diferença Entre Internato, Residência E Especialização? Blog Mackenzie

A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento  de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto. Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. O médico clínico pode participar como coadjuvante no acompanhamento pré e pós operatório, mas suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna. Agora que você já conhece todas as 114 especialidades médicas e áreas de atuação da Medicina você pode definir o caminho que pretende seguir fazendo a escolha do melhor curso preparatório para a Residência Médica. No post O que é Residência Médica e como funciona você encontra mais informações sobre as especializações médicas.


  • É importante ter em mente que as matérias de Medicina abordam o funcionamento e as doenças de todo o corpo humano e de cada faixa etária.
  • O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.
  • Provavelmente ao investigar uma condição clínica o médico terá que solicitar exames para o paciente.
  • No ensino de clínica, ao se realizar uma consulta, com todas as suas incertezas, o professor deve escancará-las para os alunos, produzindo uma vivência fundamental de incompletude, de limite, de incerteza e de insegurança.


Voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças de pele, a Dermatologia é uma das áreas da Medicina mais populares.  urologista em cachoeiro  em um país como o nosso, onde a exposição prolongada ao sol é algo comum, o dermatologista acaba sendo muito procurado para cuidar de problemas cutâneos. No entanto, não pense que essa área é dedicada apenas à busca por um ideal de beleza. Além das cirurgias estéticas,  página sobre o assunto  as cirurgias reparadoras, que são voltadas para a melhoria da qualidade de vida. Vítimas de acidentes, pessoas que sofreram queimaduras graves ou que nasceram com lábio leporino são alguns exemplos de pacientes que se beneficiam desse tipo de intervenção.

Quais São As Principais Especialidades Médicas?


Essa especialidade opera com uma equipe multidisciplinar visando o cuidado integral de pacientes. A cardiologia pediátrica é uma área de atuação abrangente e tornou-se complexa em decorrência da melhoria dos tratamentos das cardiopatias congênitas. Agora, você vai conhecer todas as áreas de atuação médica reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. É importante destacar que cada área de atuação exige um pré-requisito para a sua atuação. Ou seja, significa que você terá que se preparar também para atuar em uma das áreas, que na verdade correspondem a subespecialidades.


Déficit Na Medicina: Confira As Áreas Médicas Com Falta De Profissionais


Ramo da medicina que cuida dos olhos – um oftalmologista é capaz de realizar exames, tratamento e prevenção de casos como catarata, glaucoma e até cegueira. Também atua em cirurgias corretivas para distúrbios da visão, como estrabismo, hipermetropia ou astigmatismo. Ao escolherem a área em que desejam atuar em sua carreira, os médicos têm a oportunidade de estudar partes do nosso corpo com maior atenção e profundidade. Por isso, conseguem diagnósticos mais precisos, aumentando as chances de cura com patologias mais agressivas.


Medicina: Profissão, Curso E Mercado De Trabalho


A Ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde do aparelho locomotor, ou seja, os ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e nervos. Embora exista uma crença de que quem precisa desse tipo  de médico são pessoas mais velhas, os ortopedistas costumam atender muitos pacientes jovens, inclusive bebês. O profissional que atua nessa área da Medicina se responsabiliza por utilizar as quantidades mínimas e eficazes de radiação para tratar os pacientes, devolvendo o bem-estar e a qualidade de vida a partir do tratamento de diversas doenças. É o médico curioso, que precisa de muita atenção aos sintomas do paciente e tem que estar sempre se atualizando. Deve estar sempre atento aos resultados de exames por conta dos falso-positivos e preparado para eventuais emergências.